Por quê “Quem dança é mais feliz”?

4 de janeiro de 2024
  • Você não é papagaio para repetir uma frase bonitinha! Entenda essa frase de uma vez por todas e use isso ao seu favor!

    Você não é papagaio para repetir uma frase bonitinha! Entenda essa frase de uma vez por todas e use isso ao seu favor!

    Pode parecer só uma frase bonita e de efeito, mas sem que a gente saiba o real significado dela para ativar razão e emoção juntas, ela não passa de uma frase romantizada que só faz sentido para nós que já dançamos!

    E isso não é o suficiente para os pais das suas futuras alunas serem “convencidos” e engajem com a dança entendendo a sua importância seja no desenvolvimento da criança ou no bem estar de quem dança em qualquer idade.

    Bora entender de vez?

    Quando mexemos as nossas articulações, nosso cérebro (SNC) libera endorfina e serotonina, que são os neurotransmissores chamados da felicidade.

    Ou seja, que regulam nosso humor, nos dão ânimo, nos acalmam, influencia na nossa memória, sono, apetite, estimulam produção do GH (hormônio do crescimento), agindo no nosso sistema de recompensa, gerando essa sensação de bem estar.

     

    Ok! Mas isso qualquer atividade física faz, por que dançar?

    Além de movimentarmos as articulações, a dança trabalha juntamente com a música.

    E anote isso: “Música tem poder!”

    Mas que poder é esse?

     

    Quando nosso cérebro ouve uma música, ou até mesmo só na antecipação de saber que vai ouvir uma música (de você dizer que vai colocar a música X – principalmente se a pessoa gostar da música) imediatamente essa informação ativa o nosso núcleo acumbente.

    Núcleo o que? O que isso tem a ver com a dança?

    A principal função do núcleo atumbente é ativar a motivação. Além disso, transforma essa vontade, esse sentimento de otimismo e superação que muitas vezes nos invada, em uma resposta comportamental, em ação. Tendo alta conectividade com o nosso sistema límbico, responsável pelas nossas emoções.

    Quando o núcleo acumbente é atividado, automaticamente liberamos dopamina, um neurotransmissor que atua no SNC.

    Sua ação influencia as nossas emoções, aprendizado, humor e atenção.

    Portanto na dança juntamos tanto o movimento quanto a música, ativando todos esses neurotransmissores de uma única vez.

    Veja o esquema:

    psicopedagodanca-banner-post11

    É por siso que quem dança é mais feliz! Além dos outros inúmeros benefícios e habidliades que a dança desenvolve, essa é a razão científica para essa frase.

    Não é só uma frase romantizada, é algo real que acontece dentro do nosso cérebro, no organismo, fisiologicamente falando, de cada pessoa que dança.

    Portanto, quem dança é mais feliz SIIIIIMMMM!! E também cresce melhor, tem mais atenção, boa memória, dorme melhor e aprende mais  e melhor em qualquer esfera da vida, até na escolar!

    Mas você, professora de ballet ifnantil, precisa saber como fazer tudo isso na sua aula, sema chismo, e é exatamente isso que a Metodologia da Psicopedagodança te ensina de um jeito que você nucna viu!

    Bora ser feliz?
    Bora transformar muitas vidas através da dança?

Fazer ou não fazer avaliação nas aulas de Ballet Infantil? Eis a questão!O que a “roupa do ballet” tem a ver com adaptação?