-
De onde veio o en dehors?
Termo em francês que significa “para fora”
En dehors, é o termo em francês que significa “para fora”, utilizado na dança. Este termo refere-se à rotação da articulação coxofemural, e é uma das características mais marcantes da técnica da dança clássica. Mas você sabe quando e por que o en dehors surgiu?
Na corte do Rei Luis XIV, na França, a dança, assim como outras formas de arte, deixa os palácios para sua profissionalização. Nesse período são inauguradas as primeiras Academias de Dança e Música, que tem o objetivo de formar bailarinos profissionais.
Até então, os espetáculos de dança, chamados de Triunfos, eram realizados nos salões do palácio de Versalhes, e era assistido pelo rei de cima. Com a profissionalização da dança, estes espetáculos saem dos salões dos palácios e vão para os teatros, para os palcos italianos.
Nesse novo formato, o rei passaria a assistir aos espetáculos de frente, e surge a questão, como não dar às costas ao rei e ainda assim se locomover pelo palco? A solução encontrada foi, “virando os pés para fora, para caminhar lateralmente”. E assim, surge o en dehors.
Conhecer a história faz com que entendamos os motivos e as necessidades das coisas. É através da historia que compreendemos o presente e projetamos o futuro. O conhecimento da história da dança faz com que o aluno interiorize o porque de suas movimentações e assim qualifique seu movimento e sua experiência de vida interdisciplinarmente!